Institucional Currículo Cases Clientes Serviços Contato
 
 
 
GERENCIAMENTO DE OBRAS
METRÔS E FERROVIAS

VIBRAÇÃO E RUÍDO

 

VIBRAÇÃO E RUÍDO


Na área de vibração e ruído, oferecemos uma vasta gama de serviços, tais como estudos, projetos e especificações técnicas, desenvolvimento tecnológico, nacionalização e fornecimento de sistemas e produtos.

TRABALHOS OFERECIDOS

Os projetos são desenvolvidos de forma específica, adequando-os às necessidades de cada caso, sempre de acordo com as exigências de normas internacionalmente consagradas e estudos de impacto ambiental, tais sejam:

• Resolução CONAMA nº 1; • Lei 13885/2004 - Limites de Ruídos na Cidade de São Paulo;
• NBR 10151 - ABNT - Medição de Ruído em Áreas Habitadas;
• NBR 10152 - ABNT – Conforto Acústico no Interior das Edificações;
• IEC 60651 - Medidores de Nível Sonoro;
• IEC 60804 - Medidores de Nível Sonoro por Integração;
• IEC 60942 - Calibradores de Referência Acústica;
• NBR 7731 - Guia para Execução de Serviços de Medição de Ruído;
• ISO 2631 - Part 2 - Continuous and Shock-Induced Vibration in Buildings;
• Decisão de Diretoria CETESB de nº 215; • ANSI/S 3.29 (1983) - Para Áreas Residenciais;
• American Public Transit Association - Guidelines for Design of Rapid Transit Facilities
• Níveis Máximos de Vibração e Ruído Secundário Admissíveis pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô;
• Níveis Máximos de Vibração e Ruído Secundário Admissíveis pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - CPTM;
• Outras normas e/ou orientações específicas solicitadas pelos clientes.



SISTEMAS DE ISOLAMENTO OFERECIDOS

Isolamento de vibrações e ruídos em construções, máquinas e equipamentos

O isolamento das vibrações e ruídos em construções é feito tanto através do desenvolvimento de projetos que utilizam sistemas constituídos por dispositivos dotados de apoios de material resiliente associados ou não a molas helicoidais, abrangendo uma vasta gama de frequências naturais, tais sejam:

Sistemas de isolamento estrutural


O isolamento é feito nas fundações das construções e nas estruturas de sustentação dos pavimentos, podendo ser executado durante a execução da obra (como projeto para evitar a transmissão das vibrações e ruídos provenientes de fontes excitadoras próximas), como também em projeto corretivo, no caso da ocorrência de vibrações e ruídos causados por uma fonte excitadora instalada após a execução da obra.

Ilustração dos sistemas para isolamento estrutural

 

Sistemas de isolamento de pavimentos

Esses sistemas são aplicados em salas especiais que necessitem de um alto grau de isolamento, tanto no sentido de não serem afetadas por vibrações e ruídos externos, como também para não transmitirem excitações para o exterior (auditórios, salas de concerto, discotecas, estúdios de gravação, academias de ginástica, etc).

Nesse caso são utilizados sistemas altamente eficientes aplicados nos pisos, paredes e tetos das salas, em conjunto ou separadamente, dependendo do grau de necessidade de atenuação das vibrações e ruídos.

Ilustração dos sistemas para isolamento de pisos
Ilustração dos sistemas para isolamento de paredes e tetos

 

Sistemas de isolamento de componentes

Esse sistema se destina ao isolamento de componentes estruturais de construções particulares, tais como em escadarias, no apoio de paredes isolantes e junções em geral.

Ilustração de sistemas para isolamento de componentes

 

Isolamento de máquinas e equipamentos industriais

O isolamento de vibrações e ruídos em máquinas e equipamentos industriais é feito através de sistemas específicos para cada caso, desde sistemas para fundações flutuantes de máquinas, estruturas de elevadores até o isolamento da estrutura de plataformas.

Exemplos de aplicação prática:

Isolamento de estruturas civis
Isolamento de estruturas industriais, máquinas e equipamentos
Isolamento antivibratório do heliponto do Hotel Maksoud Plaza, utilizando o princípio massa mola, através da instalação de apoios resilientes entre a plataforma do mesmo e a laje de cobertura do edifício.
Exemplos de instrumentação e ensaios executados para a determinação dos níveis de vibração e ruído em metrôs e obras

Medições dos níveis de vibração e ruído na estação Autódromo da Linha C da CPTM.

Medições dos níveis de vibração e ruído na plataforma da estação Primavera-Interlagos da Linha C da CPTM, com o sistema de superestrutura com dormentes sobre lastro. Medições dos níveis de vibração e ruído na plataforma da estação Primavera-Interlagos da Linha C da CPTM, com o sistema de superestrutura com laje flutuante.
Medições dos níveis de vibração no sistema com laje flutuante na via permanente da estação Primavera-Interlagos da Linha C da CPTM.
Medições para avaliação das condições ambientais referentes à emissão de vibrações e ruídos na região do Hospital Servidor, decorrentes das obras civis para a implantação da Linha 5 do Metrô de São Paulo - Lote 6. Medições para avaliação das condições ambientais referentes à emissão de vibrações e ruídos na região do Parque das Bicicletas, decorrentes das obras civis para a implantação da Linha 5 do Metrô de São Paulo - Lote 6.
Medições para avaliação das condições ambientais atuais no que se refere à indução de vibrações ao solo no entorno das áreas do empreendimento referente ao Futuro Shopping Metrô Tucuruvi. Medições dos níveis de vibração na Igreja São Miguel Arcanjo (patrimônio histórico), decorrente da operação dos trens na o tráfego ferroviário na Linha 12, Safira da CPTM.

 
Sidelsky Soluções Web   Tel: +55 (19) 3256.5588
Cel: +55 (19) 9112.5588
Nextel: +55 (19) 7823.1601