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1. DADOS PESSOAIS

Nome: Augusto Cesar Carreiro de Oliveira

Endereço:

Rua Rubi, 53 - Parque São Quirino
13088-440 - Campinas - SP
Tel: (19) 3256.5588
Celular: (19) 9112.5588
Nextel: (19) 7823.1601
Skype: augustocarreiro
E-mail: augusto@acengenharia.com.br

Data e Local de Nascimento: 09/03/1950 - Espírito Santo do Pinhal - SP

2. FORMAÇÃO ACADÊMICA

2.1. Curso Superior:

• Título adquirido: Engenheiro Mecânico
• Instituição: Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP

2.2. Pós-Graduação:

2.2.1. Mestrado

• Título adquirido: Mestre em Engenharia Mecânica
• Instituição: Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP
• Publicação: FEM 007/89 - Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP
• Data: 10/03/1989

2.2.2. Doutorado

• Instituição: Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP
• Em andamento

3. CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

• Brasil

- A técnica da extensometria - Teoria e prática;
- Fadiga dos materiais;
- Determinação de programas de ensaios estáticos e dinâmicos em truques ferroviários a partir de medições na via;
- A teoria de Zimmermmam;
- A teoria de Markov;
- Traçado de vias permanentes de metrôs e ferrovias;
- AMVs e Cruzamentos.

• República Federal da Alemanha

- Programação e execução de ensaios de componentes ferroviários.
Local: Instituto de Pesquisas Ferroviárias de Minden (1983)

- Treinamento para operação com sistema servo-hidráulico Hydropuls para a realização de testes estáticos e dinâmicos em componentes diversos.
Local: Instituto de Pesquisas Ferroviárias de Minden e nas empresas Hottinger e Schenk da Alemanha (1983)

- Processamento dos dados, através de elementos finitos, para a determinação teórica dos níveis de tensão nas laterais e travessas de truques ferroviários (parte da "Tese de Mestrado") sob a orientação do Prof. Dr. Ernst Detlev Egge.
Local: Universidade de Hamburgo (1983)

- Estudos sobre fenômenos de fadiga dos materiais.
Local: Scheck da Alemanha e Instituto de Pesquisas da Universidade Militar de Hamburgo (1983)

• Itália

- Processos de fabricação de pré-moldados de concreto protendido para as indústrias ferroviárias, residencial e industrial.
Local: IPA - Indústria de Pré-Fabricatti e Afini S/A - Seriati/Itália (1989)

- Projeto, desenvolvimento e fabricação de sistemas Massa Mola para ferrovias.
Local: ITM (IPA, TECMA, MILIACCI) - Milão (1989)

- Curso sobre a técnica de aplicação de extensômetros elétricos em estruturas de concreto.
Local: ITM - IPA, TECMA, MILIACCI - Milão (1989)

• Bélgica

- Curso de especialização para projeto de sistemas de controle e atenuação de vibração e ruído.
Local: CDM - Bruxelas (1997)

- Verificação das inovações tecnológicas dos sistemas de controle e atenuação de vibração e ruído.
Local: CDM - Bruxelas (2000)

- Estudos para a avaliação de sistemas de superestrutura de vias permanentes para a atenuação de vibração e ruídos.
Local: CDM - Bruxelas (2001)

- Estudos e acompanhamento do desenvolvimento de novas tecnologias de sistemas de vias permanentes metroferroviárias
Local: CDM – Universidade de Bruxelas (2001)

4. VISITAS TÉCNICAS

• Itália

- Visita técnica ao ISMES - Instituto Sperimentale Modelli e Strutture.
Local: ISMES - Bergamo (1998)

- Visita técnica ao Metrô de Milão - Itália, para conhecimento das soluções adotadas na construção da Via 3, em função de problemas de vibração ocorridos no DOMO (Catedral de Milão).
Local: Metrô de Milão e DOMO (1989)

- Visista técnica à Ferrovia Udini - Confini di Stato - Itália, para a verificação do projeto e construção da via permanente.
Local: Ferrovia do Estado - Itália (1989)

• Suiça

- Participação e acompanhamento técnico junto a IPA-Indústria de Pré-Fabricatti e Afini S/A, na Feira Internacional da Ferrovia de 1989 - Zurique - Suíça.
Local: Zurique - Suíça (1989)

• Alemanha

- Visita técnica à fabrica de AMV's da BWG, para apresentação dos seus sistemas ao pessoal técnico do Metrô de São Paulo
Local: BWG - Butzbach (1997)

- Visita técnica à fabrica de dormentes de concreto da Wayss & Freytag, para a instalação de AMV's
Local: Wayss & Freytag - Frankfurt (1997)

- Visita técnica à fabrica Gerb, de sistemas de atenuação de vibração e ruído
Local: Gerb - Essen (1997)

- Visita técnica ao Metrô de Colônia
Local: Metrô de Colônia (1997)

- Visita a Universidade Técnica de Munique para avaliação dos resultados de medições realizadas nos sistemas de superestrutura do Metrô de São Paulo
- Local: Universidade Técnica de Munique (2001)

• Portugal

- Visita técnica à fabrica de sistemas de atenuação de vibração e ruído, materiais a base de cortiça com borracha, sistema de isolamento acústico e Sistemas de superestrutura com Massa Mola e dormente em lastro sobre manta antivibratória

Locais:
Sociedade Corticeira Concorco - Lisboa (1997)
Amorim Revestimentos S.A- Paio de Oleiros (1997)
Corticeira Amorim Indústria S.A- Santa Maria de Lamas (1997)

- Visita técnica a ferrovias e Metrôs de Lisboa
Local: Estação de Benfica e Estação La Rebolera - Lisboa (1997)

- Visita técnica aos novos trechos de ferrovias e Metrôs de Lisboa que utilizaram sistemas atenuadores de vibração e ruído
Local: Metrô de Lisboa - Lisboa (2000)

- Acompanhamento do desenvolvimento de novas tecnologias de sistemas de vias permanentes metroferroviárias
Local: Ferrovias e metrô de Lisboa - Lisboa (2001)

- Visita às obras de ampliação do metrô da Cidade do Porto;
Local: Cidade do Porto (2004)

- Visita ao Tramway da Cidade do Porto, com via permanente implantada com o sistema de trilho envolvido Prefarail da empresa CDM
Local: Cidade do Porto (2004)

• Bélgica

- Visita à fábrica CDM para a verificação de projeto de sistemas e componentes para atenuação de vibração e ruído, sistemas especiais de superestruturas para ferrovias e metrôs e isolamento acústico
Local: CDM – Bruxelas (1997 – 2000 e 2001)

- Visita técnica ao Metrô de Antuérpia para a verificação do desempenho do sistema de superestrutura CDM com Massa Mola em Apoios Discretos
Local: Metrô de Antuérpia (1997 – 2000 e 2001)

- Acompanhamento na ampliação dos trechos do Tramway de Bruxelas através da implantação de sistemas com trilho envolvido "Prefarail", "Stero" e "Pexo" (para AMVs) da empresa CDM
Local: Bruxelas (2004)

• Inglaterra

- Visita técnica à fábrica e laboratório de ensaios de desenvolvimento de sistemas de fixação Pandrol
Local: Pandrol - Addestone,Surrey (1997)

• Espanha

- Visita técnica à fábrica de AMV's Amurrios
Local: Amurrios & Ferrocarryl - Amurrios (2000 e 2001)

• Grécia

- Visita técnica às obras de expansão do Tramway de Atenas, através da implantação de sistema de via permanente com trilho envolvido Prefarail da CDM, em pavimento e em grama, para atender a demanda de transporte por ocasião das Olimpíadas de 2004
Local: Atenas (2004)

• Hungria

- Visita técnica às obras de isolamento de ruído e vibração em ponte metálica ferroviária, através de aplicação de palmilhas atenuadoras resilientes sob os sistemas de fixação dos trilhos
Local: Budapeste (2004)

5. ATIVIDADES PROFISSIONAIS

• Engenheiro Mecânico junto à Divisão de Ensaios de Máquinas do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Chefe da Divisão de Ensaios de Máquinas do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Chefe do Laboratório da Divisão de Desenvolvimento Ferroviário do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Projetos e Processos do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Gerente do Atendimento Empresarial do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Coordenador de Serviços junto ao Departamento de Engenharia de Sistemas e Ferroviária do Centro de Tecnologia da UNICAMP;
• Membro da AREMA (American Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association) " ID Nº 009942-00 ";
• Fundador e Diretor Presidente da AC Engenharia Consultoria e Comércio Ltda.

Atualmente atua como consultor e projetista da empresa "A C Engenharia consultoria e Comércio Ltda", da qual é fundador e proprietário, desenvolvendo trabalhos de alta tecnologia na área de atenuação de vibrações, ruídos, principalmente em metrôs e ferrovias, isolamento acústico, projetos básicos e executivos para obras metroferroviárias, além de elaboração de especificações técnicas, ensaios estáticos e dinâmicos e nacionalização de produtos, entre outros, muitas vezes em estreita colaboração com institutos tecnológicos e laboratórios de pesquisa internacionalmente reconhecidos, órgãos normativos e empresas de renome atuantes no mesmo ramo de atividade.

Mantém ainda um dinâmico relacionamento com especialistas de vários países europeus, participando ativamente de estudos e projetos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias de ponta, dentro dos padrões internacionais.

6. TRABALHOS MAIS RELEVANTES

Vide tabela Principais Trabalhos Realizados em "Cases"

7. PALESTRAS E CONGRESSOS

• Diversos trabalhos apresentados em Seminários durante o Convênio Ferroviário firmado entre o Brasil e a República Federal da Alemanha, através da SUBIN/UNICAMP/CENTRO DE TECNOLOGIA, intitulado "Desenvolvimento de Componentes e Sistemas Mecânicos de Veículos Ferroviários e Vias Permanentes" (Período de 1980 a 1990);

• Publicação na revista ferroviária "TRACK REPORT" da Pandrol da Inglaterra, edição 1999 do artigo "SÃO PAULO ADOPTS ADVANCED TECHNOLOGY IN THE SUPERSTRUTURES OF ITS NEW LINES", referente ao projeto e execução da obra da extensão Artur Alvim – Guaianazes do Metrô de São Paulo;

• Realização de palestras relativas ao controle dos níveis de vibrações, ruídos e preservação do meio ambiente no Metrô de São Paulo, de Brasília, de Recife, de Fortaleza e de Buenos Aires;

• Palestras referentes às inovações tecnológicas de superestruturas metroferroviárias no Instituto de Engenharia de SP, na empresa Concremat do Rio de Janeiro, no CENTRAN (Centro de Excelência em Transporte) do Rio de Janeiro e na Companhia Docas do Porto do Rio de Janeiro;

• Palestra sobre o desempenho do sistema massa mola CDM em apoios discretos realizados em trechos dos túneis da Extensão Leste da Linha E da CPTM, onde circulam os trens "Expresso Leste" para o Metrô de São Paulo e para as empresas ligadas a projeto e construção de vias permanentes;

• Palestras sobre sistema de via multimodal para Tramways, com o sistema de trilho envolvido na Secretaria de Infraestrutura de Goiânia e no Metrô de Fortaleza;

8. OUTROS TÍTULOS

• Láurea de Comendador outorgada pela Soberana Ordem Dom Pedro I, por serviços prestados à causa humana, paz, cultura e ciência;

• Láurea com a Cruz Do Mérito Cívico e Cultural da Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, no grau de Comendador, outorgada pela Soberana Ordem Dom Pedro I, como reconhecimento público dos relevantes serviços desenvolvidos em favor da Comunidade Brasileira;

• Láurea com a Grã-Cruz do Mérito "Visconde de Mauá" pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Medalhística, no grau de Comendador, outorgada pela Soberana Ordem Dom Pedro I, como reconhecimento público dos relevantes serviços prestados ao comércio, indústria e bem comum.

 
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