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EM ANDAMENTO


Consórcio Sistran / Setepla

• Projeto executivo da via permanente do VLT da Região Metropolitana Da Baixada Santista (RMBS), trecho Barreiros-Porto, através do sistema de superestrutura com trilho envolvido, constando de:

a) Cadastramento das edificações lindeiras ao traçado da futura via permanente do VLT da Região Metropolitana Da Baixada Santista (RMBS), trecho Barreiros-Porto, no sentido de serem realizados ensaios de vibração para a determinação dos coeficientes de transmissibilidade e outros parâmetros necessários para a definição dos sistemas de superestrutura a serem implantados na via permanente;
b) Elaboração do procedimento de ensaio, instrumentação e realização das medições e elaboração do relatório técnico referente à determinação dos coeficientes de transmissibilidade e demais parâmetros para a definição dos sistemas de superestrutura;
c) Determinação dos sistemas de superestrutura a serem implantados na via permanente, em função da necessidade ou não de atenuação dos níveis de vibração e ruídos secundários (sistema com laje flutuante - massa mola), constando de:

a) Sistema de superestrutura com trilho envolvido com revestimento em grama (com e sem massa mola), com e sem AMVs;
b) Sistema de superestrutura com trilho envolvido com revestimento com blocos intertravados;
c) Sistema de superestrutura com trilho envolvido com revestimento em concreto, com e sem AMVs;
d) Sistema de superestrutura com trilho envolvido com revestimento em concreto, em lajes pré-moldadas para cruzamentos de veículos e canais;
e) Sistema de superestrutura com trilho envolvido com revestimento em concreto para o túnel José Menino.
d) Determinação da eficiência antivibratória do sistema atenuador de vibrações e ruídos secundários, e projeto do mesmo;
e) Elaboração dos desenhos em planta e seções transversais dos sistemas de superestrutura da via corrida, AMVs, estações e pátio;
f) Elaboração do cálculo e dimensionamento estrutural das lajes do sistema de superestrutura;
g) Elaboração dos memoriais de cálculo, memoriais descritivos, especificações técnicas, procedimentos técnicos e procedimentos de inspeção entre outros, referentes aos conjuntos, dispositivos, componentes e materiais dos sistemas de superestrutura;
h) Procedimento de ensaio para homologação em laboratório, dos protótipos dos sistemas com trilho envolvido, com e sem massa mola;
i) Procedimento de ensaio para a comprovação de eficiência antivibratória dos sistemas de superestrutura destinados à atenuação de vibração e ruídos secundários (massa mola);
f) Procedimento de ensaio de homologação da via concluída, com a passagem do VLT para a comprovação de desempenho dos sistemas de superestrutura quanto à estabilidade e atenuação dos níveis de vibração e ruídos secundários.

 

Consórcio CR Almeida / Consbem

• Projeto executivo da via permanente do pátio Guído Caloi, Lote 8 da Linha 5 - Lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo, constando dos seguintes sistemas de superestrutura:

a) Sistema de superestrutura com dormentes sobre lastro em terrapleno;
b) Sistema de superestrutura para as vias em AMVs com jacaré fixo e móvel;
c) Sistema de superestrutura em valas de manutenção sobre estruturas metálicas;
d) Sistema de superestrutura sobre blocos de concreto;
e) Sistema de superestrutura para passagem de veículos auxiliares e pedestres;

 

Consórcio Grupo Consultor 5

• Gerenciamento do projeto da via permanente da Linha 5 - Lilás, da Companhia do Metropolitano de São Paulo, constando de verificação, análise e aprovação dos documentos emitidos pela projetistas/construtoras.

 

 

2012


JHSF

• Realização de ensaios de medição dos níveis de vibração e ruído nos períodos diurno e noturno, para avaliar as condições ambientais no que se refere à emissão de ruídos advindos das atividades de obras civis na localidade de receptores eleitos, próximos ao entorno da área do empreendimento – Futuro Shopping Metrô Tucuruvi, em comparação aos limites estabelecidos na legislação vigente.

 

SISTRAN Engenharia

• Elaboração da documentação referente ao projeto básico dos sistemas de superestrutura a serem implantados nas vias do Pátio Morro Grande, da Linha 6 do Metrô de São Paulo, de acordo com os itens abaixo relacionados:

a) Levantamento das edificações lindeiras às vias do pátio de acordo com a sua ocupação e os correspondentes níveis máximos admissíveis de vibrações e ruídos;
b) Realização das medições dos níveis de ruído e avaliação das condições ambientais atuais no que se refere à emissão de ruídos, em pontos do entorno do Pátio Morro Grande, da Linha 6 do Metrô de São Paulo;
c) Elaboração dos estudos e do relatório técnico com os cálculos e avaliação da necessidade da utilização de sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos;
d) Elaboração dos Memoriais de Cálculo contendo as justificativas de definição dos tipos de sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos, caso sejam necessários, de acordo com a sua capacidade amortecedora (frequência natural) e as suas localizações e extensões ao longo do trecho;
e) Relatório técnico justificativo com os níveis de vibração a serem amortecidos por inserção dos sistemas propostos, caso sejam necessários, constando também as parcelas amortecidas por todos os elementos existentes desde a fonte emissora até as edificações lindeiras notáveis;
f) Elaboração das plantas e seções transversais dos sistemas de superestrutura de via permanente em lastro sobre terrapleno, fixação direta, transições e vias das valetas de manutenção;
g) Elaboração das planilhas de quantidades referentes aos componentes dos sistemas de via permanente.
• Elaboração da documentação referente ao projeto executivo da via permanente do trecho de implantação da estação União de Vila Nova da linha 12 da CPTM, nas regiões das obras de arte.

 

EIT Engenharia

• Projeto executivo e acompanhamento de sistema de superestrutura com laje flutuante sobre apoios resilientes (massa mola) destinado à atenuação dos níveis de vibração e ruído secundário no trecho em elevado da região da estação Manguinhos, da via permanente da Supervia, constando de:

a) Determinação das justificativas para implantação de sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes (massa mola) na Estação Manguinhos.
b) Projeto estrutural das lajes de regularização e das lajes flutuantes do sistema massa mola;
c) Elaboração do memorial de cálculo do sistema com massa mola, constando da determinação da frequência natural, eficiência atenuadora das vibrações, determinação da linha elástica, curvas de momentos fletores, tensão no trilho e esforços nos conjuntos de fixação entre outros;
d) Elaboração do memorial descritivo e justificativo dos sistemas de superestrutura destinados à transição elástica entre o sistema com massa mola e o sistema adjacente.
e) Dimensionamento dos apoios discretos resilientes da laje flutuante e seu espaçamento, de forma que o sistema como um todo atinja a frequência natural definida no projeto;
f) Projeto do sistema para viabilização da substituição dos elementos resilientes, no período destinado à manutenção noturna (3h), sem que ocorram danos às lajes, trilhos e demais elementos do sistema;
g) Determinação do espaçamento entre os conjuntos de fixação e elaboração do memorial de cálculo de verificação da tensão no trilho;
h) Determinação das características e elaboração das especificações técnicas dos elementos resilientes;
i) Definição dos conjuntos de fixação a serem instalados na laje flutuante;
j) Elaboração das especificações técnicas dos conjuntos destinados à fixação dos trilhos;
k) Elaboração dos desenhos de implantação do sistema com massa mola e sistemas de transição, das seções transversais dos mesmos, das formas e armaduras da laje flutuante, bem como dos conjuntos de fixação e seus componentes;
l) Elaboração da metodologia executiva mais adequada para a implantação do sistema de superestrutura com massa mola com laje flutuante sobre apoios discretos resilientes.
m) Elaboração do procedimento de ensaio para a realização dos ensaios de medição, com a indicação dos pontos de medição, tipo de instrumentação e resultados a serem fornecidos;
n) Determinação dos pontos da via e estrutura da estação a serem instrumentados, a fim de serem determinados os níveis de vibração remanescentes nestes pontos para a realização dos ensaios de medição dos níveis de vibração e elaboração do relatório técnico com a análise e avaliação dos resultados obtidos nos ensaios com a passagem do trem.

 

Consórcio ENERG

• Realização de ensaios de medição dos níveis de vibração para avaliar os níveis de vibrações, visando a verificação da interferência vibratória e as condições ambientais em edificações lindeiras à Estação São Miguel Paulista, da linha 12, Safira da CPTM, decorrente da passagem dos trens.
• Realização de estudo para verificar a necessidade implantação de sistema de superestrutura com laje flutuante sobre elementos resilientes (massa mola) na região da estação, em função dos resultados obtidos nas medições dos níveis de vibração, dados de projeto e operacionais.

 

 

2010


Consórcio Consbem / Iesa

• Elaboração do projeto executivo do sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes e do sistema de superestrutura com dormentes em lastro sobre manta resiliente antivibratória, implantados na via permanente da Estação Primavera-Interlagos, da Linha C da CPTM, constando de:

a) Realização de estudos e cálculos para a determinação dos níveis esperados de vibração e ruídos secundários na via e dependências da estação com a passagem dos trens;
b) Elaboração procedimento de ensaio de medições de vibração e ruído na estação Primavera - Interlagos, com a passagem do trem na via sem tratamento antivibratório;
c) Determinação do grau necessário de atenuação dos níveis de vibração e ruídos secundários na via e dependências da estação;
d) Supervisão dos ensaios de medições de vibração e ruído na estação Primavera - Interlagos, com a passagem do trem na via sem tratamento antivibratório, análise dos resultados e elaboração do respectivo relatório técnico;
e) Dimensionamento dos componentes, conjuntos e materiais do sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes e do sistema de superestrutura com dormentes em lastro sobre manta resiliente antivibratória;
f) Elaboração das especificações técnicas dos conjuntos de fixação dos trilhos;
g) Elaboração das especificações técnicas dos materiais resilientes;
h) Elaboração do memorial descritivo e justificativo dos sistemas de superestrutura a serem implantados;
i) Elaboração memorial de cálculo do sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes;
j) Elaboração do memorial descritivo e justificativo de comprovação de desempenho do sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes;
k) Dimensionamento das lajes flutuantes do sistema de superestrutura;
l) Elaboração dos desenhos lajes pré-moldadas, das lajes flutuantes, da distribuição dos sistemas, dos conjuntos de fixação do trilho, das seções transversais dos sistemas massa mola e lastro sobre manta antivibratória
m) Elaboração do memorial de cálculo dos sistemas de superestrutura com lastro sobre manta e terrapleno;
n) Elaboração da metodologia de execução do sistema de superestrutura com massa mola;
o) Acompanhamento da execução da obra;
p) Elaboração procedimento de ensaio para as medições de vibração e ruído na estação Primavera - Interlagos, com a passagem do trem na via, após a implantação do sistema de superestrutura com laje flutuante na mesma;
q) Supervisão dos ensaios para as medições de vibração e ruído na via e estação, com a passagem do trem após a implantação do sistema de superestrutura com laje flutuante na mesma, análise dos resultados e elaboração do respectivo relatório técnico;
r) Elaboração do relatório técnico conclusivo comprovando a eficiência do sistema de superestrutura em fixação direta com laje flutuante sobre apoios resilientes na atenuação dos níveis de vibração tanto na via como nas dependências da estação.

 

MWH BRASIL

• Execução de serviços técnicos na elaboração do projeto básico dos sistemas de superestrutura, bem como a elaboração do edital de concorrência para o projeto executivo, fornecimento de materiais, equipamentos e montagem da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, constando dos seguintes trabalhos:
a) Realização do cadastramento edificações lindeiras à via;
b) Mapeamento das edificações lindeiras à via, de acordo com o método construtivo, conservação, número de pisos, tipo de ocupação e os níveis admissíveis de vibrações e ruídos secundários ;
c) Elaboração do relatório técnico com as tabelas contendo os níveis admissíveis de vibrações e ruídos secundários nas edificações lindeiras à via permanente do metrô de Fortaleza, em função de sua categoria, ocupação e tipo de uso;
d) Elaboração do desenho com o traçado da via e o mapeamento das edificações lindeiras à mesma indicando o tipo de ocupação e os níveis admissíveis de vibrações e ruídos secundários;
e) Elaboração do relatório técnico com a definição das edificações lindeiras notáveis a serem adotadas de forma a representarem o entorno das regiões da via permanente;
f) Elaboração do memorial de cálculo comprovando a necessidade da utilização de sistemas de superestrutura destinados à atenuação de vibrações e ruídos secundários (massa mola);
g) Elaboração do memorial descritivo e justificativo definindo os tipos, as localizações e as extensões dos sistemas de superestrutura a serem implantados na via permanente;
h) Elaboração do memorial de cálculo para amortecimento de vibrações e ruídos secundários do sistema de superestrutura em fixação direta com massa mola, determinando os níveis de atenuação de ruídos e vibrações, a inércia, a frequência natural do sistema;
i) Elaboração do memorial de cálculo com o dimensionamento do sistema de superestrutura em fixação direta com massa mola para a via corrida, estações e AMVs, bem como seus componentes e materiais;
j) Elaboração do memorial de cálculo com o dimensionamento do sistema de superestrutura em fixação direta sem massa mola para a via corrida, estações e AMVs, bem como seus componentes e materiais;
k) Elaboração do memorial de cálculo com o dimensionamento do sistema de superestrutura para as zonas de transição, seus componentes e materiais, definindo os valores de rigidez necessários para que não ocorram choques elásticos na via;
l) Elaboração dos desenhos das seções transversais de todos os sistemas de superestrutura em;
m) Elaboração das especificações dos ensaios de vibração na região da via e nas edificações lindeiras, a serem realizados na fase do projeto executivo;
n) Elaboração da especificação dos ensaios estáticos e dinâmicos, em laboratório, para a homologação dos vários sistemas de superestrutura, bem como seus componentes e materiais, a serem realizados na fase do projeto executivo;
o) Elaboração da especificação dos ensaios para comprovação, em laboratório, da capacidade amortecedora do sistema de superestrutura em fixação direta com massa mola para a via corrida e AMVs, a serem realizados na fase do projeto executivo;
p) Elaboração da especificação dos ensaios na via concluída e com a passagem dos trens para a comprovação de desempenho dos sistemas de superestrutura implantados, tanto para a estabilidade da via, como para a eficiência atenuadora de vibrações e ruídos secundários dos sistemas com massa mola;
q) Elaboração da especificação dos ensaios nas edificações lindeiras notáveis, com a via concluída e com a passagem dos trens para a comprovação de desempenho dos sistemas de superestrutura implantados quanto a eficiência na atenuação dos níveis de vibrações e ruídos secundários dos sistemas com massa mola;
r) Elaboração das planilhas de quantidades de materiais e serviços de mão de obra para cada sistema se superestrutura;
s) Elaboração das especificações técnicas definindo os dados básicos, procedimentos e exigências necessárias para a elaboração do edital de concorrência para o projeto executivo, fornecimento de materiais, equipamentos e montagem da superestrutura de via permanente da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

 

Termomecânica

• Execução dos serviços técnicos para a realização de medições dos níveis de vibrações e ruídos na localidade de receptores críticos do entorno para a avaliação de incômodo causado pela operação das unidades I e II.

Consórcio Carioca/MJ/EIT
• Elaboração dos procedimentos de ensaio e medição dos níveis de vibração nas dependências das edificações lindeiras às vias 1 e 4 da linha 10 - Esmeralda da CPTM, visando a verificação da interferência vibratória decorrente da excitação provocada pelas passagens dos trens.

Carioca Christiani-Nielsen
• Execução dos serviços técnicos para a realização de medições dos níveis de vibrações e ruídos na localidade de receptores críticos do entorno da obra localizada na Linha 5 do Metrô de São Paulo Lote 6, entre as estações Moema Vila Clementino e composição de base de dados visando acompanhamento durante o período de obras, de forma a atender as diretrizes e exigências do Plano Básico Ambiental da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

 

 

2009


SISTRAN Engenharia

• Elaboração do projeto básico dos sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos secundários e sistemas atenuadores de ruídos primários oriundos do tráfego dos trens para o Pátio Guido Caloi da Linha 5 – Lilás da Companhia do Metropolitano de São Paulo, constando de:

a) Elaboração dos desenhos contendo o mapeamento das edificações lindeiras classificadas de acordo com a sua ocupação e os correspondentes níveis máximos admissíveis de vibrações e ruídos;
b) Memoriais de cálculo contendo as justificativas de definição dos diversos sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos secundários, de acordo com a sua capacidade amortecedora - frequência natural, suas localizações e extensões ao longo do trecho;
c) Memoriais de cálculo contendo as justificativas de definição dos sistemas atenuadores de ruídos primários oriundos do tráfego dos trens, de acordo com a sua capacidade amortecedora, as suas localizações e extensões ao longo do referido trecho;
d) Relatório técnico da avaliação do ruído primário nas áreas adjacentes ao Pátio Guido Caloi e seus acessos, contemplando os níveis de ruído diurno e noturno, incluindo a realização das medições de ruído conforme a NBR 10151:2000, através da realização da análise e conclusões referentes aos resultados das medições de ruído, objeto do "Relatório Ambiental - Medições De Ruído E Vibração Induzida Ao Solo No Pátio De Manobras Do Metrô, De Julho/2008";
e) Relatório técnico justificativo com os níveis de vibração a serem amortecidos por inserção dos sistemas propostos, constando também, as parcelas amortecidas por todos os elementos existentes desde a fonte emissora até os edifícios lindeiros notáveis;
f) Relatório técnico justificativo com os níveis de ruídos primários emitidos pelo tráfego dos trens, os valores a serem amortecidos por inserção dos sistemas propostos (barreiras e revestimentos acústicos), constando também, os níveis de ruído de fundo ocorrentes nas regiões a serem tratadas;
g) Elaboração das planilhas de quantidades relativas aos sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos secundários e barreiras acústicas.

 

Macro Painel

• Elaboração do projeto do sistema destinado à atenuação de vibrações em eletro centros instalados em pontes rolantes, utilizando sistemas massa mola, através de apoios resilientes situados sob as estruturas dos paineis.

Hotel Maksoud Plaza
• Projeto de sistema destinado à atenuação de vibrações em heliponto do Hotel Maksoud Plaza, utilizando o princípio massa mola, através da instalação de apoios resilientes entre a plataforma do mesmo e a laje de cobertura do edifício.

 

 

2008


OPUS Engenharia

• Elaboração do projeto básico da extensão da via permanente da expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, trecho entre a Estação Largo Treze a Estação Adolfo Pinheiro, constando de:
a) Mapeamento das edificações lindeiras classificadas de acordo com a sua ocupação, tipo de estrutura, estado de conservação e os correspondentes níveis máximos admissíveis de vibrações e ruídos;
b) Definição dos diversos sistemas de superestrutura amortecedores de vibrações e ruídos secundários, de acordo com a sua capacidade amortecedora, freqüência natural e as suas localizações e extensões ao longo do trecho;
c) Elaboração do Relatório Técnico Justificativo com os níveis de ruídos a serem amortecidos por inserção dos sistemas propostos, constando também, as parcelas amortecidas por todos os elementos existentes, desde a fonte emissora até as edificações lindeiras notáveis;
d) Determinação das seções transversais dos sistemas de superestrutura de via permanente definidos, inseridos nos túneis e compatibilizando-os com os demais sistemas;
e) Elaboração do Memorial Descritivo dos sistemas de superestrutura a serem implantados na via,de acordo com suas concepções;
f) Elaboração dos desenhos das seções transversais da via do sistema de superestrutura para a via corrida,para os AMVs e para a estação;
g) Elaboração da Lista de Materiais (Planilha de Quantidades) do sistema de superestrutura de via permanente.

 

CENTRAN (Centro De Excelência Em Engenharia De Transportes)

• Elaboração do projeto executivo para a remodelação área de tráfego da Companhia Docas do Rio de Janeiro, constando do dimensionamento do pavimento de concreto do porto e implantação do sistema de via permanente "Multimodal", através de com trilho envolvido, tanto para o tráfego dos trens, como dos pórticos.

 

Galvão Engenharia

• Elaboração da proposta técnica referente à implantação da superestrutura da via permanente da concorrência para o Lote 1 da expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô de São Paulo, trecho entre o poço Largo Treze e a vala a céu aberto para a partida das tuneladoras.


Consórcio Consbem / Iesa

• Estudos, realização de medições e avaliação dos níveis de vibração e ruído aéreo nas estações Primavera – Interlagos e Autódromo da Linha C da CPTM durante as passagens dos trens visando a verificação da interferência vibratória e as condições ambientais, constando de:
a) Elaboração dos procedimentos de ensaios para a determinação dos níveis de vibração e ruído aéreo nas dependências das estações Primavera – Interlagos e Autódromo da Linha C da CPTM durante as passagens dos trens;
b) Realização de ensaios de medição dos níveis de vibrações e ruído aéreo nas dependências das estações Primavera – Interlagos e Autódromo da Linha C da CPTM durante as passagens dos trens, visando a verificação da interferência vibratória e as condições ambientais nesses locais;
c) Elaboração dos relatórios técnicos contendo a análise dos resultados obtidos nas medições e avaliação dos níveis de vibração e ruído aéreo nas estações, levando-se em conta os níveis admissíveis constantes nas especificações técnicas da CPTM, o critério de ruído ambiente para recintos internos e edificações da norma "CETESB L11.034" e o critério de conforto da norma brasileira "NBR 10.152" – Níveis de Ruído para Conforto Acústico.

 

 

2003 a 2007


Construtora Andrade Gutierrez

• Acompanhamento das obras de implantação do sistema CDM DFPA em apoios discretos para o restabelecimento Setor 10 da via permanente do trecho Arthur Alvim - Guaianazes do Metrô de São Paulo.

 

Construtoras Andrade Gutierrez e Queiros Galvão

• Assessoria técnica para a elaboração da proposta técnica destinada à Concorrência para a execução da superestrutura metroviária da obra referente a Linha 4 do Metrô de São Paulo (Vila Sônia à Luz).

 

Metrô de São Paulo

• Participação na 9ª Semana Metroviária do Metrô de São Paulo, realizada pelo Instituto de Engenharia e Arquitetura do Metrô de São Paulo em agosto de 2003.

 

OPUS

• Assessoria técnica nos estudos de viabilização e especificações técnicas para a implantação do Metrô de Goiânia.

 

Secretaria de Estado de Infraestrutura do Estado de Goiás

• Palestras para o Metrô de Goiânia realizadas em 20 de novembro de 2003 abordando os seguintes temas:
a) "Sistemas de controle de vibrações e ruídos na via permanente e as vantagens dos trilhos embebidos".
b) "Palestra para o Metrô de Goiânia com o tema "O alagamento da via em túnel da extensão leste do Metrô de São Paulo e o restabelecimento da superestrutura com massa mola".

• Elaboração das especificações técnicas para a realização de ensaios da transmissibilidade das vibrações e ruídos em regiões da via do futuro Metrô de Goiânia, com a finalidade de se obter os parâmetros para o projeto dos sistemas de superestrutura da via permanente.
• Procedimento para a determinação dos níveis de vibração e ruído sonoro "A-Ponderado", que serão transmitidos ao solo e edificações próximas à via do futuro Metrô de Goiânia, em função da excitação provocada pela passagem dos trens e dos parâmetros de projeto e o perfil geológico da região.
• Visitas à obras de implantação de tramways nas cidades de Lisboa, Porto, Bruxelas, Atenas e Budapeste, para absorção tecnológica no sentido de subsidiar o projeto de implantação do Metrô de Goiânia

 

Setepla / Consórcio Constran/OAS

• Elaboração dos procedimentos de ensaio para a determinação dos coeficientes de transmissibilidade das vibrações nas regiões das edificações lindeiras à extensão da via da Linha 2 do Metrô de São Paulo.
• Assessoria nos projetos dos sistemas de superestrutura com e sem massa mola destinados à via permanente da extensão da via da Linha 2 do Metrô de São Paulo.
• Elaboração dos memoriais descritivos, justificativos e de cálculo para a determinação dos tipos de sistemas de superestrutura a serem implantados na via da extensão da via da Linha 2 do Metrô de São Paulo, bem como determinação dos graus de atenuação dos níveis de amortecimento de ruído e vibrações necessários.
• Elaboração dos procedimentos técnicos para os ensaios mecânicos e de vibração para a homologação dos sistemas de superestrutura da extensão da Linha 2 do metrô de São Paulo, tanto em laboratório como também na via pronta com a passagem dos trens, bem como análise dos resultados dos mesmos e emissão dos respectivos relatórios técnicos.

 

CPTM

• Assessoria na elaboração de especificações técnicas para o fornecimento de mantas de proteção e mantas antivibratórias destinadas a sistemas de vias permanentes em lastro.

 

Consórcio Consbem / Iesa

• Especificação das mantas resilientes protetoras a serem utilizadas sob a superestrutura da via permanente da Estação Autódromo da Linha 9 da CPTM, bem como acompanhamento e supervisão da aplicação das mesmas.

 

Construtora Andrade Gutierrez

• Assessoria técnica na elaboração das especificações técnicas para realização de ensaios em laboratório e na via, a fim de homologar as tiras resilientes CDM M9 destinadas à remodelação do sistema de superestrutura com massa mola dos Setores 10 e 17 da Extensão Leste do Metrô de São Paulo.
• Acompanhamento dos ensaios em laboratório e na via, bem como nas medições dos níveis de vibração e ruídos secundários nas edificações lindeiras à via da Extensão Leste do Metrô de São Paulo.
• Acompanhamento e supervisão no restabelecimento dos setores 10 e 17 da Extensão Leste do Metrô de São Paulo através da substituição dos apoios discretos do sistema massa mola pelas tiras resilientes CDM M9.

 

 

2001 a 2002


Metrô de Recife

• Palestra sobre sistema de superestrutura para atenuação dos níveis de vibração e ruídos secundários e sistemas para a proteção das estruturas de concreto da via permanente do Metrô.
• Análise, avaliação e as implicações da ocorrência de fissuras nas regiões dos topos dos dormentes monoblocos protendidos contra o molde de fabricação Cavan, destinados ao Metrô de Recife e emissão de Relatório Técnico.
• Procedimento técnico do ensaio dinâmico para avaliar o desempenho resistência à fadiga do sistema de via com lastro, bem como seus respectivos conjuntos de fixações e componentes, destinados ao Metrô de Recife. Acompanhamento dos testes e emissão de Relatório Técnico.
• Proposta técnica e anteprojeto do sistema de superestrutura de via com lastro e manta protetora de estrutura de concreto dos trechos em elevado.


Metrô de São Paulo

• Especificação técnica para a determinação dos procedimentos de ensaios de controle da performance do sistema massa mola em apoios discretos CDM.
• Elaboração dos procedimentos de ensaio para a avaliação da resistência à compressão de isoladores elétricos Pandrol e avaliação do limite de esconcidade das placas de apoio da extensão leste do Metrô de São Paulo. Acompanhamento dos ensaios, avaliação dos resultados e emissão do respectivo Relatório Técnico.

 

Consórcio Constran - OAS - Queiros Galvão

Realização de trabalhos referentes à implantação dos sistemas de superestruturas da obra referente ao lote 2 da Ligação Capão Redondo – Largo Treze da CPTM, constando de:
• Definição dos pontos para a realização dos ensaios de excitação da via, a fim de serem determinados os níveis de vibrações na mesma e edificações lindeiras à via.
• Memorial descritivo e justificativo para a determinação dos tipos de sistemas de superestrutura mais adequados a serem implantados na via do lote 2 da obra.
• Memorial descritivo para a determinação do grau de atenuação dos níveis de vibração e ruídos secundários do sistema de superestrutura com massa mola a ser implantado na via do lote 2 da obra.
• Determinação dos tipos de sistemas de superestrutura mais adequados a serem implantados na via.
• Procedimentos de ensaio para a definição dos parâmetros de projeto para os sistemas de superestrutura da via permanente, homologação e comprovação de desempenho dos sistemas de via, bem como ensaios mecânicos e dinâmicos com a passagem dos trens na via concluída.


Consórcio Constran - OAS - Queiros Galvão

• Projeto dos sistemas de superestrutura de via sem lastro com e sem massa mola, bem como a quantidade e localização dos mesmos para o Lote 2 da via correspondente à ligação Capão Redondo – Largo Treze (Linha G) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.


Consórcio Andrade Gutierrez - Norberto Odebrecht

• Projeto para a determinação dos tipos de barreiras acústicas a serem implantadas na via, bem como a quantidade e localização das mesmas – Para o Lote 1 da via correspondente à ligação Capão Redondo – Largo Treze (Linha G) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.


A C Engenharia

• Elaboração do estudo "Método para estimar os níveis de vibração e ruído sonoro" A-Ponderado", que são transmitidos aos túneis, solo e edificações próximas às vias de metrôs subterrâneos, devido à excitação provocada pela passagem dos trens".

 

Metrô de São Paulo

• Elaboração dos procedimentos de ensaios para comprovar o desempenho do sistema massa mola CDM em apoios discretos realizados em trechos dos túneis da Extensão Leste da Linha E da CPTM, onde circulam os trens "Expresso Leste", bem como acompanhamento dos testes e avaliação dos resultados junto com a CDM (Composite Damping Material) da Bélica, a Amorim Solutions de Portugal e a Universidade Técnica de Munique.
• Determinação dos níveis de vibrações e ruídos esperados para as edificações próximas à via da LINHA 4 DO METRÔ DE SÃO PAULO ,a partir dos dados do perfil geológico, da infra-estrutura e do material rodante.
• Participação na 8ª Semana Metroviária do Metrô de São Paulo, realizada pelo instituto de engenharia e arquitetura do Metrô de São Paulo, de 13 a 16 de agosto de 2002.

 

Metrô de São Paulo, Construtoras e Projetistas

• Palestra sobre o desempenho do sistema massa mola CDM em apoios discretos realizados em trechos dos túneis da Extensão Leste da Linha E da CPTM (Expresso Leste) para o Metrô de São Paulo e para as empresas ligadas a projeto e construção de vias permanentes.

 

Constran

• Elaboração dos memoriais de cálculo dos sistemas de superestrutura em fixação direta com e sem massa mola da extensão Oeste do Metrô de São Paulo, trecho Sumaré - Vila Madalena.
• Elaboração dos procedimentos técnicos de ensaios para a homologação dos sistemas de superestrutura da extensão da via permanente da extensão Oeste da Linha 2 - Verde do Metrô de São Paulo, trecho Sumaré - Vila Madalena, tanto em laboratório como na via.


Construtora Andrade Gutierrez

• Elaboração do memorial de cálculo para o projeto, dimensionamento e determinação das características do sistema CDM DFPA em apoios discretos a ser implantado no restabelecimento do Setor 10 da via permanente do trecho Arthur Alvim - Guaianazes do Metrô de São Paulo.

 

Metrô de Salvador

• Reunião técnica para a apresentação de projetos e fornecimento de sistemas de superestrutura de vias permanentes metroviárias de alta tecnologia na atenuação de vibrações e ruídos secundários.

 

Metrô de Fortaleza

• Reunião técnica para a apresentação de projetos e fornecimento de sistemas de superestrutura de vias permanentes metroviárias de alta tecnologia na atenuação de vibrações e ruídos secundários
• Proposta técnica e comercial para o projeto e fornecimento do sistema de superestrutura com trilho embebido "PREFARAIL", destinado aos túneis do metrô de Fortaleza.

 

 

1999 a 2000


Pandrol Fixações Ltda

• Estudos e testes para a verificação da possibilidade de aumento de torque nas porcas autotravantes dos conjuntos de fixação utilizados em sistemas de superestrutura com massa mola e determinação do valor máximo adequado em função da tensão admissível do material das arruelas duplas de pressão do sistema.

 

A. C. Corrêa

• Especificação técnica para a determinação da rigidez de mola lateral nas condições estática e dinâmica, bem como ensaio dinâmico de fadiga em bolsas de ar para truques dos "TRUE'S SÉRIE 700", destinados à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

 

Metrô de São Paulo

• Elaboração do documento técnico "Procedimento técnico para ensaios em arruelas duplas de pressão dos conjuntos de fixação Pandrol utilizados em sistemas de superestrutura com massa mola".
• Elaboração do documento técnico "Estudo para a determinação de procedimentos de ensaios de fadiga e vida útil em estruturas de concreto e grautes".
• Elaboração do procedimento de ensaio para a determinação da vida útil de resinas de preenchimento e nivelamento (graute) utilizados em superestruturas ferroviárias.
• Determinação da causa de quebras ocorridas nas arruelas duplas de pressão do sistema de fixação do trilho nas superestruturas com massa mola das vias permanentes do trecho Sumaré - Vila Madalena da Extensão Oeste da Linha 2 - Verde e do trecho Arthur Alvim - Guaianazes da extensão Leste no âmbito do Projeto Leste da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
• Relatório Técnico para a avaliação da estabilidade e segurança da via permanente do trecho Sumaré - Vila Madalena da Extensão Oeste da Linha 2 - Verde da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
• Elaboração do documento "Procedimento para a aplicação dos torques de aperto nos elementos de fixação dos conjuntos Pandrol nas lajes de concreto dos sistemas de superestrutura com e sem massa mola".
• Elaboração do "Procedimento técnico para a aplicação da resina a base de poliuretano PU-SKA-205 em estruturas de vias permanentes".
• Elaboração do documento técnico "Estudo para a determinação de procedimentos de ensaios de fadiga e vida útil em estruturas de concreto e resinas".
• Análise e avaliação dos ensaios de fadiga e vida útil em grautes para nivelamento dos conjuntos de fixação dos trilhos dos sistemas de superestrutura sem massa mola.
• Determinação dos níveis máximos admissíveis de vibração e ruídos secundários para as vias do Metrô.
• Determinação dos Níveis de Percepção Equivalente às Vibrações "EP" para estruturas e seres humanos.

 

Pandrol da Inglaterra

• Publicação na revista ferroviária "TRACK REPORT" edição 1999 do artigo "SÃO PAULO ADOPTS ADVANCED TECHNOLOGY IN THE SUPERSTRUTURES OF ITS NEW LINES", referente ao projeto e execução da obra da extensão Artur Alvim – Guaianazes do Metrô de São Paulo.

 

Metrô de Brasília

• Proposta Técnica para a implantação do sistema massa mola em apoios discretos CDM em túnel.

 

Metrô de Fortaleza

• Palestra sobre Tecnologia Ferroviária e Sistemas de Superestruturas de vias permanentes.

 

Metrô de Recife

• Palestra sobre Tecnologia Ferroviária e Sistemas de Superestruturas de vias permanentes.

 

Construtora Andrade Gutierrez

• Elaboração da Proposta Técnica dos sistemas de superestrutura para a Concorrência Internacional n? 80969 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM para as obras da ligação Capão Redondo – Largo Treze, referentes aos seguintes itens:
a) Sistema de superestrutura sem lastro com massa mola
b) Sistema de superestrutura sem lastro sem massa mola
c) Sistema de superestrutura com lastro
d) Sistema de superestrutura para valas de manutenção
e) Barreiras acústicas
• Análise e avaliação das propostas técnicas das 11 empresas que participaram da Concorrência Internacional n? 80969 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM para as obras da ligação Capão Redondo – Largo Treze.
• Determinação dos procedimentos de ensaio para a definição dos parâmetros de projeto para os sistemas de superestrutura da via permanente referente ao Lote 1 do trecho da "Linha 5 da CPTM", através de ensaios de excitação da mesma.
• Elaboração da Proposta Técnica para a análise da necessidade de implantação de barreiras acústicas absorvedoras no trecho do lote 1 da via correspondente à ligação Capão Redondo – Largo Treze (Linha 5) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
• Elaboração da Proposta Técnica e projeto do sistema de superestrutura de via sem lastro com massa mola para lote 1 da via correspondente à ligação Capão Redondo – Largo Treze (Linha 5) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
• Estudos e análises para a determinação da segurança operacional dos sistemas de superestrutura da via da extensão leste do Metrô de São Paulo – Ligação Artur Alvim Guaianazes.

 

Instituto de Engenharia SP

• Apresentação de palestras referentes às inovações tecnológicas de superestruturas metroferroviárias.

 

 

1996 a 1998


Metrô do Rio de Janeiro

• Elaboração de especificações técnicas e procedimentos de ensaios para a homologação de dormentes de concreto, seus respectivos conjuntos de fixações e assessórios para o "Edital de Licitação da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro", a fim de solucionar os problemas apresentados na via permanente das linhas 1 e 2.
• Análise e parecer técnico das especificações técnicas para fornecimento de dormentes de concreto para as linhas 1 e 2 e viabilidade de utilização de placas de fixação direta.
• Assessoria no processo licitatório, coordenação e realização dos ensaios para a homologação dos sistemas de superestrutura, envolvendo os licitantes abaixo:
a) Consórcio Andrade Gutierrez/ J. Ferreira
b) Rodoferrea Construtora de Obras Ltda
c) MPE - Montagens e Projetos Especiais S/A
d) Construtora Queiroz Galvão S.A.
e) Consórcio BRASFRAN (C.R. Almeida Mineração / SPIE Enertrans / SBEI)
• Desenvolvimento do sistema a ser utilizado na correção da via permanente das linhas 1 e 2.

 

A. C. Corrêa

• Assessoria técnica para desenvolvimento e fabricação de galochas de borracha para dormentes de concreto, palmilhas de borracha e isoladores elétricos para fixação de trilhos ferroviários.
• Assessoria técnica para nacionalização e fabricação dos componentes dos sistemas Pandrol de fixação direta para sistemas de superestrutura com e sem massa mola.

 

Consórcio CMT- Brasília

• Especificação técnica para avaliação da integridade de soldas aluminotérmicas.

 

Agon Engenharia S/C

• Serviços de consultoria para a análise de fundações de postes de fabricação Cavan.

 

Hilti do Brasil Comercial

• Assessoria técnica para a utilização de resina na fixação de chumbadores metálicos em concreto.

 

Constran S/A Construções e Comércio

• Elaboração das especificações técnicas para homologação e comprovação de desempenho de sistemas de superestrutura com e sem massa mola para a obra da linha 5 Sumaré- Vila Madalena do metrô de São Paulo.

 

Consórcio CMT- Brasília

• Estudos para o desenvolvimento de sistemas de superestrutura metroviária em massa mola para atenuação de vibrações e ruídos.

 

Fosroc do Brasil S.A

• Desenvolvimento de especificações e procedimentos técnicos para ensaios de vida útil de graute.

 

Pandrol Fixações Ltda

• Assessoria técnica para nacionalização e fabricação dos sistemas Pandrol de fixação direta utilizados em superestruturas de via permanente com e sem massa mola.

 

Construtora Norberto Odebrecht

• Elaboração de especificações técnicas e procedimentos de ensaios para a homologação de dormentes de concreto monobloco pretendido.

 

Andrade Gutierrez da Colômbia

• Verificação do projeto de dormentes de concreto monobloco pretendido destinados à Via Férrea Bogotá - Santa Marta.

 

Construtora Andrade Gutierrez

• Assessoria técnica para a elaboração da proposta técnica destinada à Concorrência para a execução da superestrutura metroviária da obra Arthur Alvim - Guaianazes da linha 3 - Extensão Leste do Metrô de São Paulo.
• Elaboração das especificações técnicas para a determinação dos sistemas de superestruturas a serem utilizados na obra Arthur Alvim/Guaianazes da linha 3 - Leste do Metrô de São Paulo.

 

 

1996 a 1998


Construtora Andrade Gutierrez

• Elaboração dos procedimentos e especificações técnicas para a homologação e comprovação de desempenho dos sistemas de superestrutura com e sem massa mola para a obra Arthur Alvim/Guaianazes da linha 3 - Leste do Metrô de São Paulo, constando dos seguintes itens:
a) Procedimentos e especificações técnicas para homologação de todos os sistemas de superestrutura, bem como seus respectivos conjuntos de fixações através de ensaios no laboratório.
b) Procedimentos e especificações técnicas para a comprovação de atenuação de vibrações para todos os sistemas de superestrutura através de ensaios no laboratório.
c) Procedimentos e especificações técnicas para os ensaios mecânicos e dinâmicos com a passagem dos trens na via concluída para todos os sistemas de superestrutura.

• Assessoria técnica para a elaboração do projeto executivo da obra Arthur Alvim/Guaianazes da linha 3 - Leste do Metrô de São Paulo.

• Projeto da superestrutura da via permanente da linha 3 - Leste do Metrô de São Paulo (Arthur Alvim/Guaianazes), constando de:
a) Sistema de superestrutura com dormentes sobre lastro em terrapleno.
b) Sistema de superestrutura com dormentes em lastro sobre manta resiliente antivibratória a base de cortiça com borracha.
c) Sistema de superestrutura com dormentes em lastro sobre manta resiliente protetora a base de cortiça com borracha.
d) Sistema de superestrutura com fixação direta do trilho em viga suporte através de placas de apoio com palmilhas resilientes de borracha.
e) Sistema de superestrutura com fixação do trilho em laje flutuante de concreto apoiada sobre manta antivibratória a base de cortiça com borracha (Sistema Massa Mola).
f) Sistema de superestrutura com fixação do trilho em laje flutuante de concreto apoiada sobre apoios discretos de material resiliente a base de cortiça com borracha (Sistema Massa Mola).

• Elaboração dos memoriais, procedimentos e relatórios para o desenvolvimento do projeto dos sistemas de superestrutura da linha 3 - Leste do Metrô de São Paulo (Arthur Alvim/Guaianazes), constando dos seguintes itens:
a) Memoriais de cálculo para todos os sistemas de superestrutura da via permanente.
b) Relatório técnico do mapeamento das edificações lindeiras às vias principais para determinação dos pontos a serem realizadas as medições dos níveis de vibração.
c) Memorial descritivo e justificativo dos pontos de medição em campo.
d) Procedimento técnico para medição em campo nos pontos escolhidos.
e) Relatório técnico com os dados para subsidiar os projetos dos sistemas de superestrutura a serem implantados na via.
f) Memorial descritivo e justificativo para a determinação dos tipos de sistemas de superestrutura mais adequados a serem implantados em cada um dos trechos da via, bem como suas localizações, indicando os respectivos setores.
g) Procedimento técnico para a comprovação de desempenho dos sistemas de superestruturas da via, através de ensaios de campo com o a passagem dos trens.
h) Procedimento técnico para a comprovação de desempenho dos sistemas de superestrutura, já implantados na via, através de ensaios de campo com o equipamento vibrogir.

 

Figueiredo Ferraz Ltda

• Assessoria técnica no projeto executivo da obra entre Arthur Alvim e Guaianazes da linha 3 – Extensão Leste do Metrô de São Paulo.

 

 

1980 a 1995


Centro de Tecnologia da UNICAMP

• Coordenação de ensaios através de atuadores hidráulicos e eletromagnéticos programáveis;
• Elaboração de especificações técnicas para ensaios estáticos e dinâmicos em sistemas
• Testes de simulação em componentes, peças e sistemas mecânicos para levantamento de resistência mecânica, desempenho e fadiga.
• Levantamento de dados para elaboração de programas de ensaio para sistemas e componentes das indústrias mecânica, metalúrgica, eletromecânica, cerâmica, civil, automobilística, naval, etc.
• Estudos do comportamento da via permanente, material rodante e componentes ferroviários.
• Determinação dos níveis de vibração e ruído em estruturas e equipamentos em geral.
• Programação e coordenação para os procedimentos de aquisição de dados em campo e em laboratório para posterior análise do comportamento do protótipo e desenvolvimento de todos os componentes mecânicos.
• Elaboração de especificações e procedimentos técnicos para ensaios de desenvolvimento e homologação de sistemas e componentes diversos.
• Instrumentação de equipamentos, sistemas e componentes para a determinação dos níveis de tensão dos materiais.
• Determinação dos níveis de vibração e ruído em estruturas, máquinas e equipamentos.
• Assessoria na elaboração de editais de concorrência pública.
• Ensaios estáticos e dinâmicos em estruturas metálicas, de concreto, máquinas, equipamentos e componentes em geral.
• Medida do decremento logarítmico, energia dissipada e freqüências próprias de componentes elásticos.
• Ensaios de fadiga em máquinas equipamentos e componentes em geral.
• Determinação do nível de tensões em estruturas metálicas, de concreto, máquinas, equipamentos e componentes em geral.
• Ensaios em conjuntos de fixações para dormentes monobloco de concreto e de madeira.
• Ensaios estáticos e dinâmicos de truques ferroviários.
• Ensaios estáticos e dinâmicos para homologação de componentes ferroviários e automotivos.
• Projeto e construção de dispositivos e bancos de ensaios.
• Construção de um rodeiro instrumentado para medições das forças de contacto roda/trilho e estrutura do truque/mancal de rolamento.
• Gerência de atendimento empresarial do Centro de Tecnologia da UNICAMP.
• Acompanhamento dos trabalhos, recebimento, análise e encaminhamento dos respectivos relatórios e laudos técnicos.
• Elaboração de orçamentos, contratos e convênios.
• Elaboração de relatórios estatísticos das atividades do Centro de Tecnologia da UNICAMP e controle contábil.
• Implantação do sistema de informatização em rede do Centro de Tecnologia da UNICAMP.


Companhia Vale do Rio Doce - CVRD

Determinação da vida útil de truques ferroviários Cobrasma e FNV destinados à ferrovia de Carajás, constando dos itens abaixo:

• Instrumentação dos truques para viagens de medições na via, a fim de determinar os níveis de tensões nas estruturas e as forças de contacto roda/trilho;
• Análise e interpretação dos resultados obtidos;
• Elaboração do programa de ensaio em laboratório para a simulação de 30 anos de operação dos truques na via;
• Projeto do banco de ensaio para a realização dos ensaios em laboratório;
• Execução dos ensaios em laboratório;
• Interpretação e análise dos resultados e elaboração dos relatórios técnicos conclusivos.


FEPASA

• Instrumentação de dormentes de concreto bitola mista e trilhos TR 57 para a determinação dos níveis de tensão nos dormentes e das forças atuantes nos mesmos devido à passagem do material rodante na via permanente da Fepasa - entre Paulínia e Jaguariúna.
• Medições e análises do comportamento de dormentes de concreto bitola mista fabricados pela Ipabrás, realizadas no km 27 do trecho entre Boa Vista e Paulínia.

 

RFFSA

• Determinação das tolerâncias de manutenção e segurança da via permanente.

 

Sab Wabco do Brasil

• Serviços de consultoria para o desenvolvimento placas Landis.

 

Sade Vigesa Industrial

• Elaboração de especificações técnicas para testes em soldas aluminotérmicas de trilhos ferroviários.

 

Ferrabrás

• Consultoria para o desenvolvimento de placas de apoio de aço para ferrovias.

 

Shintek Ind. de Resinas

• Consultoria para desenvolvimento de resinas a base de poliuretano.

 

Iochpe / Maxion S/A

• Consultoria para a homologação da 5ª Roda para truques de caminhões.
• Serviços de consultoria no desenvolvimento de grampos elásticos.

 

Cavan S/A

• Assessoria no projeto de dormentes de concreto bi-bloco.

 

Sociedade Corticeira Concorco

• Serviços de consultoria para o desenvolvimento de elastômeros a base de cortiça com borracha.

 

Precon Industrial S/A

• Assessoria no projeto de dormentes monobloco de concreto.

 
Sidelsky Soluções Web   Tel: +55 (19) 3256.5588
Cel: +55 (19) 9112.5588
Nextel: +55 (19) 7823.1601